Assistir 3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central Online Gratis
Em 2005, ladrões cavaram um túnel até o Banco Central do Brasil em Fortaleza, levando mais de 160 milhões de reais. Esta série documental relata o roubo histórico.Na série documental original da Netflix 3 Toneladas: Assalto ao Banco Central, conhecemos a investigação sobre um dos assaltos que marcaram a história do país. Em agosto de 2005, mais de 160 milhões de reais foram roubados do Banco Central em Fortaleza, no Ceará. O crime ficou conhecido pela engenhosidade dos responsáveis, que cavaram um túnel de 80 metros de comprimento até o cofre da instituição.
A produção conta com três episódios carregados de imagens de arquivo e depoimentos inéditos dos policiais e criminosos envolvidos, que recriam os momentos mais importantes da busca que durou cinco anos. A extensão do caso por tanto tempo desencadeou uma série de outros problemas, como sequestros, assassinatos, agentes infiltrados e compras suspeitas em dinheiro vivo. Além disso, a série traz os detalhes mirabolantes de como os bandidos conseguiram entrar dentro do cofre de um banco tão seguro, revelando o plano minucioso que colocaram em prática.
O primeiro capítulo da minissérie de três episódios traz o que todos já sabemos de cor: um roubo mirabolante cujas investigações se arrastaram por anos, culminando na prisão de dezenas de pessoas e na descoberta de uma rede criminosa muito mais profunda. Os dois capítulos seguintes expõem o golpe como a tragédia que é. Por mais que o plano tenha rendido uma bolada, nem o dinheiro conseguiu evitar um destino trágico para os protagonistas dessa história.
Assistir 3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central Online Gratis
Em certo ponto da série, um dos entrevistados cita que o dinheiro se tornou uma maldição. Conforme os ladrões eram apreendidos, o documentário expõe como há certa dose de alívio para alguns. Chega a ser irônico como um dos presos sequer acredita que está sendo apreendido, pois já havia sido sequestrado por outros criminosos que se disfarçaram de policiais.
Imputa-se uma aura de fantasia para o roubo, mas que não é glorificada. Toda a história parece surreal demais, como se ela não coubesse nesse mundo, e por isso tivesse contornos tão dramáticos para os criminosos. Ninguém está pronto para lidar com as consequências de roubar tanto dinheiro em um país tão problemático quanto o Brasil.Alguns dos depoimentos revelam até mesmo como a investigação e a opinião pública superestimaram o crime, já que foi especulado até o envolvimento de criminosos internacionais – possibilidade que, posteriormente, foi descartada.
No entanto, se essa proposta de desconstrução do mito parece interessante, a série desliza por perder um pouco do fôlego em alguns momentos ao não saber alinhar a investigação jornalística, a encenação e a desmistificação. Reencenações de momentos de apreensão e investigação surgem sem muito propósito estético se não para apenas descansar os rostos dos entrevistados, que estão em tela quase todo o tempo. Há pouca articulação dessas imagens em prol da citada desmistificação do crime, que é nitidamente o grande mote de 3 Tonelada$.